29 de setembro de 2009

Programando em NCL 3.0

Por: Valdecir Becker
Fonte: iMasters



Finalmente saiu o primeiro livro sobre programação para a TV digital brasileira, especificamente para o middleware Ginga. Os professores da Puc-Rio Luiz Fernando Gomes Soares e Simone Diniz Junqueira Barbosa acabam de lançar "Programando em NCL 3.0: desenvolvimento de aplicações para o middleware Ginga" (Editora Campus, R$ 125,00). O livro aborda, de forma ampla e completa, a linguagem NCL, permitindo que iniciantes no assunto se familiarizem com o tema e que especialistas consultem exemplos avançados de uso de variáveis e múltiplos dispositivos.

Em 340 páginas de texto, distribuídas em 18 capítulos, mais 140 páginas de apêndices, os autores dissecam a linguagem NCL, começando por definições pertinentes ao desenvolvimento de aplicações. Nos primeiros capítulos, que compõem a parte um, o tema é apresentado, com detalhamento da importância e da função de um middleware em TV digital, passando pelo modelo conceitual que embasa a linguagem e nos componentes da mesma.

A parte dois é dedicada à apresentação de cada elemento e cada atributo da linguagem, com base no perfil EDTV. Com vários exemplos, os autores discutem a estrutura de aplicações bem simples e avançam paulatinamente na complexidade, o que facilita a compreensão. O final desta parte já entra em conceitos um pouco mais avançados, como adaptação de aplicações durante a execução, regras e reuso de elementos.

Finalmente, na terceira parte, os autores apresentam as inovações do middleware Ginga e como elas podem ser incorporadas nas aplicações. São apresentados exemplos de aplicações para programas ao vivo, para múltiplos dispositivos e aninhamento de objetos importados, escritos em outras linguagens como Lua.

O livro é completado com dois CDs: um emulador Ginga Live, versão 1.1, que permite testar as aplicações desenvolvidas no próprio PC, e uma série de slides com ilustrações e imagens referentes aos temas abordados nos capítulos. São ótimos para uso em sala de aula. Além disso, acompanha um arquivo pdf com os apêndices, que detalham, em linguagem bem acessível, conceitos como compressão e transmissão de dados, modelo NCM, exemplos de conectores, NPT (Normal Play Time), edição ao vivo, procedimentos de escalonamento, entre outros.

Apesar de ser um livro sobre programação, a estrutura dos textos permite que ele seja utilizado também para compreender o funcionamento da interatividade na TV digital. Os apêndices agregam conteúdos sobre a dinâmica da transmissão de dados e como eles são tratados tanto no transmissor quanto no receptor.

Além disso, a forma como o desenvolvimento é apresentado possibilita o uso por pessoas não muito familiarizadas com lógica de programação. Os exemplos são úteis para programar e desenvolver conteúdos apenas adaptando os mesmos, copiando e colando partes, técnica muito comum com programadores iniciantes. A maioria dos exemplos discutidos no livro podem ser baixados no Clube NCL e no Portal do Software Público, na Comunidade Ginga. Os exemplos são distribuídos com licenças Creative Commons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então deixe aqui o seu comentário.