18 de março de 2010

Navegando na internet com um celular Ching Ling


Quem disse que celulares chineses com Wi fi não navega na internet? Hoje consegui navegar muito, depois de passar alguns dias pesquisando e quebrando a cabeça pra conseguir.
No sábado passado comprei na famosa Rua Santa Ifigênia em São Paulo, um celular daqueles MP10-11-12 (sei lá), desses novos que vem com conexão Wi fi. Não sei de que marca é (se é que tem), mas tem um logo atrás, com a inscrição MUSIC. Bom, não importa a marca, são todos made in china, conhecidos pelos consumidores como Ching ling (vide Google).

É um celular bonitinho, tela touch screen, botões de atalho e aquela bolinha de navegação igual a do blackberry. Vem com todas aquelas promessas da família Ching Ling, TV analógica, câmera de foto e vídeo – aliás, não caia na promessa de 8.0 megapixels, não passa de 1,5 mpx – dois chips, mp3, rádio FM, Wi fi, Bluetooth, memória flash 2GB, jogos e muito mais. O sistema operacional é o mesmo pra todos, Java MDK, imitando o Iphone da Apple, não é nem de longe o melhor, mas dá pro gasto e é barato.


Comprei por dois motivos, precisava de um aparelho com dois chips, conexão Wi fi e o principal, custo baixo.  Nesses dias tive algumas experiências com o novo celular e quero compartilhar com vocês, pode ser que alguém tenha as dificuldades que eu, principalmente para conseguir navegar na web. Então vamos lá.

Funções básicas como Agenda, calculadora, TV, rádio, mp3, despertador, funcionam bem.

Chips: Em relação à funcionalidade com dois chips, não tem erro, funciona mesmo, esses aparelhos cumprem a promessa.

Tela touch screen: Funciona parcialmente, mas não é tão sensível como nos aparelhos  “de marca”. Para iniciar alguns aplicativos tem que tomar mais vezes, ou iniciar pelo botão mesmo. Para quem não liga muito para o toque, isso não conta muito.

Java: O sistema operacional é o Java. Este já vem com uma série de aplicativos instalados, não permite desinstalá-los ou mover os ícones, quem não gostar, tem que se contentar assim mesmo, não há o que fazer. Por outro lado, o sistema permite as configurações dos aplicativos para uso na rede, trocar plano de fundo, etc. Vem com 48 aplicativos que são acessados diretamente na tela, muitos deles nunca serão usados pela maioria dos consumidores.

Bluetooth: Funciona muito bem, testado e aprovado.

Câmera de foto e vídeo: Funciona bem, esta promessa o Ching ling cumpre, mas 8.0 ou 12.0 megapixels, não tem como, não caia nessa, o visor da câmera não tem resolução para isso e nem mesmo o sistema suporta. Reprovado.

Jogos: Pelos menos neste aparelho que comprei não funcionou bem porque é touch screen, e os jogos são feitos para aparelhos com teclado, talvez existam outros jogos específicos para ele.

Wi fi: Funcionou bem, tem procura por redes, e permite salvar as configurações.

Navegador para internet e aplicativos que usam rede: Essa especificamente é a dificuldade pela qual passei, navegar na internet. Pesquisei na internet e encontrei vários blogs que diziam que não funcionava o navegador e também que não permite a instalação de nenhum outro, por causa da pouca memória do aparelho. Vou indicar aqui passo a passo como fazer para sair navegando.

Primeira coisa: procure uma rede Wi fi aberta ou que você tenha acesso a senha, não tente numa rede com Proxy.
Os aplicativos navegador web Opera, Google maps e eBuddy, na primeira vez que são iniciados, necessitam fazer uma instalação que só funciona com o acesso a internet sem Proxy.
No caso do navegador Opera, ao ser executado pela primeira vez, inicia a instalação e em seguida pede duas vezes permissão para acessar um endereço HTTP. Se não há conexão livre, não adianta tentar que não vai instalar. Além desse, o aparelho possui um navegador muito primário, que até acessa, mas não aceita a maioria dos scripts das páginas, esquece esse que tem outros melhores, como veremos adiante.
Um dos problemas que podem surgir ao tentar iniciar pela primeira vez o navegador Opera, é a configuração de rede, então vamos às configurações.

Inicie o aplicativo Java, entre na opção 1 (Java), vai aparecer uma lista de alguns aplicativos, abaixo, o navegador Opera mini 4.2 em várias línguas. Clique no Opera Mini4.2 Brazilian, entre na opção 4 (perfil de rede) que deve ficar assim:

Modo de perfil : Utilizador específico
Selecionar cartão SIM: SIM 1
Pefil Java SIM1: WLAN
Pefil Java SIM2: WLAN

Clique em OK.



Na opção 2 (Definições Java), certifique-se de que as opções de perfil Java SIM estejam WLAN. Pronto, o navegador web esta configurado. Verifique que a conexão Wi fi esteja ativa e tente iniciar o Opera. Quando ele pedir sua permissão para acessar os endereços necessários para instalação, clique em OK. Pronto, se passar dessa faze seja feliz.

Instalando o Opera 5 beta 2

A versão do Opera 4.2 instalado no aparelho navega bem, porém não possui suporte para telas touch sreen, para digitar um endereço, só é possível usando o teclado padrão do aparelho, o que dificulta a navegação, sem contar que para inserir um endereço, precisa passar por pelo menos 5 fazes.
Para resolver este problema é muito simples, instale a nova versão Opera 5 beta para Java. Clique aqui e faça o download, depois copie para o aparelho.
Feito isto, entre em Gestor de ficheiros, navegue até o diretório que contém o arquivo de instalação, vai aparecer o arquivo, clique nele e escolha opção 1 (instalar), vai aparecer uma tela pedindo para que você escolha se quer instalar no telefone ou no cartão de memória. Aconselho instalar no cartão de memória flash, para não haver risco de comprometer o pequeno espaço da memória. Durante a instalação, irá ocorrer o mesmo que o anterior, vai pedir acesso a dois endereços, autorize. Se o aparelho estiver conectado a internet, não haverá problemas.
Como é uma instalação fora do padrão, não vai aparecer o ícone na tela do aparelho. Para iniciar o novo navegador, vá novamente em Gestor de ficheiros, entre no cartão de memória e abra a primeira opção que é Java games, lá vai aparecer o ícone do Opera Mini 5, é só clicar e iniciar. Agora todas as vezes que quiser navegar por esse navegador, tem que seguir este caminho. Muito fácil.



O navegador Opera 5 permite a navegação por toque, tem abas e um teclado touch próprio, que facilita muito. Veja o vídeo demonstração.


Espero com isso, ter ajudado a tirar algumas dúvidas que normalmente aparecem nos fóruns e blogs pela internet sobre os celulares Ching Ling, e se alguém ainda precisar é só comentar abaixo.
Até a próxima!

97 comentários:

  1. Cara, valeu mesmo pelo post. Estou pensando em comprar um xing ling mas os meus receios eram os mesmos que os seus. Acho que vou até procurar esse aparelho que você comprou...

    Só por curiosidade, qual a faixa de preço dele?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Este aparelho já esta um pouco passado, já tem outros melhores e mais rápido. De qualquer forma, o meu aparelho ainda esta funcionando e eu entro na internet tranquilo com ele. Custou R$ 290,00, hoje por esse valor encontra melhores.

    ResponderExcluir
  3. Celulares Ching Ling pegam internet móvel de operadoras de celular, como a da TIM ?

    Jah tentei mas naum consegui acessar,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depende da configuração.mais pega sim

      Excluir
  4. Funciona sim, atualmente eu uso internet neste mesmo aparelho pela TIM. Escolher um perfil de rede com a conta de dados CHINA MOBILE GPRS, tipo de ligação HTTP. Deixe este perfil ativado. Antes de iniciar o navegador, vá em definições e veja se está utilizando este perfil e pronto. Depois é só navegar. Se deu certo, você vai ver que em cima vai aparecer um iconizinho amarelo. Ai é só navegar.

    ResponderExcluir
  5. Oi Sergio, boa noite!!
    Em primeiro lugar quero agradeçer pelo seu post, adorei e me ajudou muito mesmo, aproveitando e abusando, rsrsrs, quero te perguntar uma coisa, como faço para rodar videos nestes aparelhos? sempre mostra ficheiro inválido e por que eu coloco uma foto para ficar de plano de fundo e ele muda sozinho pra outra? Abração de desde já agradeço. Obs.: meu aparelho é igual ao seu.

    ResponderExcluir
  6. Olá Milton. Eu também nunca consegui fazer ele rodar vídeos, já tentei um monte e nada. A questão da foto, acho que também não tem jeito. A única solução que encontrei foi de cancelar a rotação automática da tela. Nos ching lings mais novos o sistema já está bem legalzinho e muitos desses bugs resolvidos. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Oi Sergio, boa tarde!! muito obrigado pela resposta, depois que postei o cometário de ontem tentei instalar o opera 5 beta e não consegui baixei o arquivo como vc disse coloquei lá no gestor de ficheiro mais quando clico nele a minha primeira opção não é instalar e sim enviar e não tem a opção de instalar e agora como faço? e pode me ensinar tb como cancelar a rotação das telas? mais uma vez obrigado e Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Desconheço o motivo porque não aparece a opção instalar, verifique se a memoria do cel não está cheia e se a extenção do arquivo é .jar
    Pra cancelar a rotação, vai no icone "instalar" -> 3 Accelermeter Setting -> e desmarque a opção Screen Rotate. Acho que é isso. Abs.

    ResponderExcluir
  9. estou tendo problemas com a nevagação pela TIM... baixei o Opera 5 a dois dias e a navegação funcionou muito bem, porém desde ontem não está funcionando, entra no Ebudy e em um outro programa chamado Snaptu porém na hora q eu tento navegar pelo opera da erro de rede e não permite a minha navegação aparece a mensagem "a operação falhou"

    ResponderExcluir
  10. Já aconteceu isso comigo também, sabe como é né. Nosso aparelho é Ching Ling. Eu desinstalei e instalei novamente o Opera, ai funcionou.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia amgio!
    Meu nome é Antonio por favor me dê uma orientação: comprei um ching ling mas da marca mox, modelo MO-W383 que tem wi fi . Ainda não tive contato com uma rede aberta para saber se ele funciona mas descobri que para usar o wap das operadoras como tim, vivo ou oi vem uma mensg dizendo erro de conecção ou falha na conecçã o OPERA MIMI é versão 4.2 esse aparelho é uma cópia do blackbelri; nas configurções termos como : cmcc gprs
    cmcc mms
    cucc wap
    vodafone wap
    airtel wap
    airtel mms
    quando eu entro em editar dentro de cucc wap encontro as configurações de conecção como apn senha endereço da porta de entrada porta gateway( que eu não faço a menor idéia);configurações da página inicial; configurações avançadas e aqui encontro o endereço de DNS que tá zerado e tipo de rede ( wap ou http

    ResponderExcluir
  12. Esse modelo mostra as configurações com nomeclaturas diferentes. Não sei dizer exatamente o que vc tem que fazer. Mas para acessar pelo chip da TIM tem que usar a conexão GPRS. Como é tudo china, certamente deve haver algo nos perfis tipo CHINA MOBILE GPRS.
    . deixe o tipo de ligação HTTP
    . Não precisa colocar usuário e senha, deixe em branco.
    . Preste atenção pois são duas configurações, uma é a do perfil SIM, que vc encontra em Definições -> Perfis. A outra é no navegador, quando vc inicia tem a opção de Perfis de rede, onde vc tem que escolher o perfil configurado. Melhor renomear para vc não se perder.

    ResponderExcluir
  13. Olá Sérgio.. gostei de sua postagem. Realmente vejo muitas pessoas com problemas para conectar a internet via Wi-Fi. Mas a maioria não se liga que é necessário a uma rede, acham que é só ligar no shopping e pronto! Já peguei alguns celulares de amigos de marcas (*) bem estranhas e consegui fazer a conexão wi-fi sem problemas. Agora eu estou tendo minha própria experiência... comprei um Foston 41wg, muito bonitinho por sinal, com wi-fi, gps, aplicativos java, e um monte de badulaques. Já vem com o Opera 5 e conectei via Wi-Fi de primeira (navega bem e não é tão lento quanto outros chings que eu já vi), mas para navegar pela Tim estou apanhando. Já utilizei todas as configurações disponíveis e sempre da erro de conexão. Entaum eu tinha em casa um celular velho da Tim e copiei a configuração wap fast dele (criei uma nova no celular novo) e deu certo! Conectou! Só que em dois minutos utilizou R$ 6,00 dos meus créditos, sendo que eu participo do plano de internet!! Resumindo... estou apanhando bastante, mas neste carnaval vou perder mais um tempo com ele (com mais calma) e ver se acesso via operadora. Também tenho um chip da Vivo e por telefone me passaram uma configuração para utilizar o Vivo On, vou testar também e qualquer novidade posto aqui. Abraços Douglas

    ResponderExcluir
  14. Cara, se puder me ajuda com o meu jincen jc 31, prq sempre que eu instalo uma aplicacao apra ele e ele tenta rodar da uma mensagem dizendo "aplicativo java parado".
    eu ja fucei bagarai atras deste erro na net e num achei nada coreespondente.
    valew a forca ai

    ResponderExcluir
  15. Olá Sérgio! O meu problema com o meu ching ling é q ñ recebo msg sms somente na porta SIM 1. Já verifiquei com a operadora e o "pro" está no aparelho. Vc sabe como eu posso resolver este problema?
    Agradeço ajuda. valeu!

    ResponderExcluir
  16. Sergio,
    Para navegar na internet pelo celular, o que é preciso esta instalado no celular.É possivel navegar sem o adroid ou windows mobile

    ResponderExcluir
  17. Sergio, bom dia.

    Por favor, também preciso de ajuda para acessar a intert pela TIM (plano Infinity Web), mas nao encontro em meu cel as configurações que vc citou acima.
    Independente de usar Wifi ou Wap eu preciso ter instalado o opera 5?
    Nas configurações de Wap selecionei a opção China Mobile, mas notei que ele está com o proxy ativo e nao dá opção de desligar.
    vc pode me ajudar, por favor?

    Daniela

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Sérgio!
    Vou postar uma experiência que ao mesmo tempo é uma dúvida que está me deixando intrigada.
    O meu ching ling acessava normalmente a internet pelo Opera Mini 4.2 Brazilian até antes do carnaval. Acessava tanto Wifi desbloqueada quanto a da TIM. De umas semanas pra cá, não entra no navegador nem com "reza", mas gasta o valor da conexão da TIM. Ontem percebi que pelo Opera Mini 4.2 Chinese ele acessa normalmente. Consegui entrar no Google, fazer pesquisas, etc.
    A configuração continua como China Mobile tanto do Perfil quanto da Rede, o fuso horário está como horário de Brasilia (pq já me disseram q isso influencia), o idioma tb continua Português. Enfim, alguma sugestão, já estou quase 1 mês me estressando c/ isso. Vi o comentário do André sobre o Snaptu, nesse tb consigo conectar, mas no Ebudy nunca consegui. Vcs têm alguma idéia do que pode está errado?
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  19. Para MX.
    Infelizmente não sei o que acontece com seu aparelho. Você já tentou usar o Opera 5? Eu só uso ele, é muito mais pratico para navegar. Existem outros navegadores também, mas o Opera 5 é o melhor até agora.

    ResponderExcluir
  20. Olá, tentei instalar no meu celular ching ling que diz ser "mini iphone" rs porém qdo copio para o celular e vou até o gestor de ficheiros não apracece a opção instalar e sim enviar via bluetooth o que fazer? se puder me ajudar agradeço.........

    ResponderExcluir
  21. Então, para quem esta com dificuldades de instalação, agora já saiu o Opera Mini 6, o link que postei acima já está desatualizado. Talvez a dani esteja com dificuldades também porque neste link que postei o arquivo vem compactado, é necessário primeiro descompactar no computador, depois enviar o arquivo com a extensão .jar para o celular.
    Baixe direto por este link http://www.opera.com/mobile/download/versions/
    Escolha a primeira opção (Opera Mini 6) e português brasil. Pronto, é só instalar. Lembro que a extensão do arquivo é .jar

    ResponderExcluir
  22. Olá Sergio!

    Primeiramente,parabéns pelo blog e pelas respostas objetivas,também gostaria da sua ajuda.Já tentei várias vezes conectar meu m15 com a operadora claro,mas não funciona,lá na claro disserão que esses aparelhos chin ling,não tem permissão da anatel para funcionar a internet. O que faço?

    ResponderExcluir
  23. Olá, com a Claro eu nunca tentei conectar, mas acho que esse papo de não tem permissão é furada, pois se não tivesse não haveria tantas pessoas usando. Infelizmente não sei te responder bem como fazer para conectar, porque cada versão do ching ling tem um jeito diferente. Tente usar a conexão GPRS. Como é tudo china, certamente deve haver um perfil tipo CHINA MOBILE GPRS e deixe o tipo de ligação HTTP.

    ResponderExcluir
  24. oi sergio vc pode me responder porque nao pega dilme no meu c9000

    ResponderExcluir
  25. Cara boa noite meu nome é pablo, amigo tenho um celular igualzinho o seu mas ele é da cor VINHO, tentei instalar o opera tambem mas nao consigui não aparece a opção instalar e sim "ENVIAR" como ja te disseram ai, o que eu faço?

    ResponderExcluir
  26. Infelizmente não sei Pablo, a única dica que talvez sirva é ver se o arquivo tem a extensão .jar, pois tem outra extensão chamada .jad que não serve para este aparelho. Tente baixar neste link: http://www.opera.com/mobile/download/versions/

    ResponderExcluir
  27. Olá, meu nome é Talyta, achei super bacana seu post, no caso meu cel é tp replica do blackberry smartphone só que eu não consigo acessar a wi fi, teria alguma configuração especifica "padrão" pra acessar as redes?

    ResponderExcluir
  28. Adoreeei o Blog! as dicas são super úteis...anotado nas listas dos preferidos ;)

    ResponderExcluir
  29. Sérgio que ótimo esse seu blog eim? é o seguinte eu configurei meu ching ling na configuração do Sim que vc falou, mas não achei a configuração de rede que tem que fazer...aonde eu faço ela?
    Help me please?
    bj

    ResponderExcluir
  30. Oi Audrey, cada ching ling tem um jeito diferente pra fazer esta configuração. O seu é o mesmo do meu? E tem os mais novos agora que desconheço, cada versão do Java eles mudam. Se for o mesmo, blz eu te explico.
    bj

    ResponderExcluir
  31. é quase a mesma coisa , pelo que eu vi...=/

    ResponderExcluir
  32. O xing ling E71 roda video 3GP small,outros mais modernos rodam 3GP large,mp4,quanto a navegadores,existe o Bolt Browser,além do Opera mini,que deve ser instalado no cartão de memória,que funciona como um HD do celular,jogos também,o programa pergunta qual opção, cartão ou telefone,e,após instalados, são acessados pelo JAVA,que tem seu icone na tela.Existe um Programa chamado aTUBE Catcher,que baixa vídeos do Youtube,você configura,3GP small,3GP large,ou mp4,testa no celular,e vai saber qual é suportado por ele,copia e cola no cartão de memoria,crie uma pasta vídeos,fica mais fácil acessar seus vídeos.Abraço!!!!

    ResponderExcluir
  33. Quando fizer download de musicas,programas,vídeos,utilizando WI-FI, a opção para descarregar é o cartão de memória,normalmente numa pasta chamada RECEIVED,não o telefone,que tem pouco espaço,entre no Google,e busque por vídeos,3GP SMALL,LARGE,ou MP4,E músicas em MP3 para download,será direcionado para o resultado da busca com diversos sites do gênero.Alguns Xing Ling rodam música em Formato MIDI,ocupa menos espaço no cartão de memória,eu tinha umas músicas classicas muito boas em MIDI.Abraço!!!

    ResponderExcluir
  34. Gostei muito do post, mas assim como o milton, no meu aparelho não aparece a opção "instalar". E não consigo configurar a internet pq não tenho essa opção em "serviços"
    Nas definições eu só consigo editar a página inicial, selecionar perfil (chip 1 ou chip2, mas não permite nenhuma alteração, só selecionar mesmo), conta de dados, opções do browser (limpar cachê e na na na) e preferências (mostrar imagens e lalala). O que faço? :S

    ResponderExcluir
  35. Infelizmente eu não sei dizer muita coisa sobre estes sistemas ching ling, a mudança é muito grande de um para outro. O que eu tive que fazer é saber qual o sistema do celular (Java ou outra coisa) depois procurar o navegador que seja compatível, no meu caso foi Java mesmo. Agora a conexão com a internet, só posso dizer que deve estar em algo do tipo configuração de perfil do SIM, onde vc coloca as preferencias se é através do China Mobile (TIM) ou WIFI.
    Espero poder ter ajudado. Abraços!

    ResponderExcluir
  36. Olá Sérgio, parabéns pelo post. Minha dúvida é a seguinte, assim como em outro comentário acima, quando mando um arquivo .jar para o meu cel.(ching ling 4 chips eyo) não tem a opção instalar. E o ícone do mesmo é uma interrogação. Será que isso quer dizer que meu o cel. não tem suporte a java? Obrigado.

    ResponderExcluir
  37. Olá! Pelo que eu sei, esse celular é Java, deveria instalar. Tem também a extensão .jad que serve para celulares Nokia, veja se serve. Dá pra fazer o download no mesmo lugar. Abs!

    ResponderExcluir
  38. oi sergio eu estou entrando pela primeira vez no seu sit eu nao entdi com faser tem como vc eviar pelo meu lukiluki-08@hotmail.com por favor.............obrigado............

    ResponderExcluir
  39. Sérgio, achei muito interessante os posts e os comentários do seu blog.
    Bom, aqui vai minha dúvida: adquiri um xing ling ontem e não estou conseguindo acessar a internet (opera mini)dele através da WLAN ativada. Será que vc. poderia me dar alguma dica?

    Abçs.,
    Vanessa

    ResponderExcluir
  40. joao henrique ramos29 de jun. de 2011, 15:38:00

    valeu cara muito boa a dica meu celular é xing lingão e vc me ensinou direitinho vlw mesmo eu tava desesperado ate pensando em trocar de celular.vlw cara

    ResponderExcluir
  41. Oi!sérgio estou com um problema meu celular xing ling MO-W383 não entra na internet usando o chip da vivo..o que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
  42. sERGIO EU COMPREI EM SP UM IGUALZINHO SEU CELULAR ESTE DO EXEMPLO SÓ QUE NÃO NEVEGA NA WIFI DE JEITO NENHUM..VCPODERIA ME PASSAR MAIS INFORMAÇÃO PQ ESTA QUE VC COLOCOU AKI NO BLOG EU FIZ CERTINHO E NÃO ENTROU NADA.

    ResponderExcluir
  43. Sobre rodar vídeos ,é só converter o filme para 3gp ou flv e depois salvar em cinema.Dá pra assistir com ótima qualidade.

    ResponderExcluir
  44. Gostei.
    Breve entrarei em contato com mais calma.
    Beijos

    ResponderExcluir
  45. SERGIO EU COMPREI UM CHING-LING E 71 COM WI-FI MAS NÃO NEVEGA NA WIFI DE JEITO NENHUM..VC PODERIA ME PASSAR MAIS INFORMAÇÃO PQ ESTA QUE VC COLOCOU AKI NO BLOG EU FIZ CERTINHO E NÃO ENTROU NADA.

    ResponderExcluir
  46. Infelizmente eu não conheço esse modelo, cada Ching-ling tem um jeitinho pra dar certo. Tenta ver se o navegador esta com o perfil do SIM certo. Faz o seguinte: Antes de clicar em abrir, aparece uma listinha de configurações, cliquem em Perfil de rede, e veja se o perfil 1 esta com o SIM 1 e o perfil que vc configurou.

    ResponderExcluir
  47. preciso instalar um flash player no jincen jc31, mais nao to achando...ficaria grato se me ajudasse! espero respostas! Ass Luck

    ResponderExcluir
  48. Acho que em celular Ching-ling não tem como instalar Flash player. Pelo menos que eu saiba, não sei como são os mais novos. Abs.

    ResponderExcluir
  49. Pessoal, para quem tem a curiosidade de saber o modelo exato do celular do Sergio é o W007, com WiFi e tv analógica. Existe também o H802 que é idêntico, mas com WiFi e tv digital. Neste não tem os desenhos na parte de baixo do display como no W007. Dizem que o fabricante se chama VAIC, mas não há nada identificando isto em nenhum dos dois aparelhos, há apenas a identificação dos modelos.
    Ambos estão disponíveis nas cores preta, branca e vermelha, este numa tonalidade bem elegante.

    Sergio, gostei do seu blog!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  50. Obrigado Marcelo, suas informação são muito úteis para o pessoal que deseja saber mais sobre este celular, eu mesmo não sabia disso, rsrsrs. Valeu pela força!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  51. Olá! primeiramente parabéns pelo blog! Gostaria de esclarecer uma dúvida: possuo um celular huawei g6608, dual-chip, bluetooth e wifi. entrando em conectividade - wifi cosengui configurar direitinho com a internet sem fio de casa.
    ele vem com alguns aplicativos java, como opera mini 4.3, chat do facebook e twitter.
    Da primeira vez que usei, entrei no facebook do meu pc e enviei o aplicativo do face movel pro meu celular, ele tem sim da tim e da claro.
    Ativei o wifi, entrei nas mesangens intalei e começei a usar...quando percebi meus creditos foram usados. Começei a fuçar no aparelho pra tentar entender pq não usou o wifi e mas o chip da tim. Procurei no manual do aparelho se havia como selecinar a conecção wifi, sim 1 ou sim 2, mas tudo o que tem lá é muito básico.
    Depois de quebrar a cabeça, entrei em cofigurações-configurações de rede - aí aparece config sim 1 e config sim 2, entrei em config sim 1- aparece preferencias wlan preferido, wlan só, apenas gsm ou gsm preferido, neste ponto mudei para wlan só e apertei ok. A barra de sinal do chip tim some. Liguei o wifi e entro no opera mini sem problemas, de forma que o wifi funciona perfeitamente, mas não consigo entrar mais no aplicativo do facebook sem ser pelo opera mini dá falha na conexão e encerra o java.
    (we are sorry, but it seems like your phone is not configurated properly)
    Será que isso ocorre pq meu sim da tim está desativado? como faço para usar o wifi com sim da tim sem consumir meus créditos?
    acredito que tenha configurado algo errado...
    Na configuração do JAVA, já tinha mudando antes as configurações, é um poco diferente do descrito por vc, tem lá selecinas sim: sim1
    perfil java sim 1-mudei para wifi, pq as outras opções são: pré definido, oi WAP GPRS, TIM WAP Fast, portal claro, vivo wap, etc...
    alguma idéia? ou não dá mesmo para usar outros apps java apenas o opera mini? ou esse app foi feito para conecção via sim (WAP)?
    Obrigada, Ana Maria.

    ResponderExcluir
  52. Oi Ana Maria, seu comentário foi muito bom e também vai esclarecer a dúvida de muita gente aqui. Em relação aos outros aplicativos que também usam a internet, tive um problema parecido com o seu, mas não sei se serve a mesma coisa para o seu modelo de celular. No meu, quando executo um aplicativo, antes de iniciar aparece uma tela de opções, uma delas é "perfil de rede" (só deste aplicativo, cada um tem o seu) e dentro deste posso configurar qual SIM ele vai usar e qual o perfil, no caso quando uso da TIM, deixo no perfil que já renomeei pra isso, e quando quero que ele usa o wi-fi eu troco antes de iniciar o aplicativo. Talvez o seu app do facebook esteja procurando só a rede TIM. Espero que tenha ajudado.

    ResponderExcluir
  53. Boa noite a todos. Eu comprei a replica do Blackbarry 9810 o novo que foi lancado e nao consigo de jeito nenhum entrar na internet. e pior que tento configura lo e nao consigo alguem pode me ajudar.

    ResponderExcluir
  54. Olá Sergio! Sou novata em termos de celulares com mais recursos, hehe...acho que encontrei o problema do Face mobile: o app foi feito para funcionar via WAP no celular que utiliza apenas JAVA, deve ser por isso que quando se escolhe conectar via wifi não funciona...tem lá na pagina do facebook outros apps para iphone, andriod, etc...que não é o nosso caso.
    Mas de qualquer forma estou satisfeitíssima com o meu novo cel, um e como no site da huawei não se encontra informações a respeito, fui em busca de esclarecimentos para celulares mais "genéricos".
    Se vc puder sugerir apps interessantes que funcionem nesses celulares, tanto os com teclado como touch acredito que seria interessante compartilhar.
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  55. olá sergio, primeiramente queria agradecer pelo post, é de muita valia para internet e para quem possui cel chines... agora vai meu problema... consegui instalar o opera 4.2, mas o 5 não consigo de forma alguma... da sempre error, baixei o down que vc passou e mandei pro cel so que n aparece a opçao de instalar... que eu faço??? desde ja obrigado!!

    ResponderExcluir
  56. sergio, consegui enfim colocar o mini opera 5 pra funcionar no clone do iphone, desde ja muito obrigado cara!!! vc me ajudou bastante, so que o meu foi bem mais complicado, so que deu certo :D

    ResponderExcluir
  57. Sergio tenho um aparelho do mesmo modelo do seu e preciso da senha para ressetá-lo.
    Você sabe esta senha padrão?
    So sei que é diferente do e71 estes eu já tive e não funcionam neste atual modelo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  58. oi sergio boa tarde eu tenho um aprelho foston 934t e nao consigo entrar na internet tem como vc me ajudar...

    ResponderExcluir
  59. como tirar o icone da tela do foston fs-41wg

    ResponderExcluir
  60. SERGIO O SEU BLOG É REALMENTE MUITO ESCLARECEDOR.
    O MEU APARELHO É PHONE 5, NÃO TEM TECLADO, SOMENE TOUCH SCREEN. INSTALEI O OPERA COMO VC FEZ, MAS QUANDO FUI DIGIAR O SITE, NÃO TEVE COMO. O OPERA MIN NÃO FUNCIONA NESSE TIPO DE APARELHO? VC SABERIA UM OUTRO PROGRAMA PRA ME INDICAR QUE FUNCIONE?

    ResponderExcluir
  61. sergio preciso de ajuda meu caro amigo, tenho um celular desses igual da 1 foto 9000c wifi e nao consigo acessar internet nao sei como tenhgo q fazer a configuração me mande resposta amigao maiconanjinho2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  62. OI SÉRGIO!
    EU TENHO UM CELULAR FOSTON FS-41WG
    EU QUERIA SABER CO TIRAR AQUELES ATALHOS DA TELA JA TENTEI E NÃO CONSSIGO.
    DESDE JÁ AGRADEÇO

    ResponderExcluir
  63. olá sergio ?? pods me informar como faço download no meu aparelho ?? ele sempre desliga o java e passa para a outra conecção. abraço

    ResponderExcluir
  64. Qual a configuração de fuso horário que devo usar no meu xingling?

    ResponderExcluir
  65. Olà, Sergio. Obrigado pela orientação depois de dias de pesquisa consigo usar o celular huawei g6608 com wi fi

    ResponderExcluir
  66. ola Sergio tenho um q5 mobile ching lingui nao consigo acessar a internet possui 2 chips tem facebook,e não consigo acessar tem uma respota p/ mim se puder me ajudar agradeço.

    ResponderExcluir
  67. boa noite ifhone chig lin pega net

    ResponderExcluir
  68. Ola boa noite,

    Eu comprei um iphone chig ling e nao consigo entra em nenhuma rede social, tem o opera mini mas quando clico nele da mensagem de erro e java tbm...
    me ajuda por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc tem que baixar o opera na versão do seu aparelho.compactivel com o tamanho da resolução da tela.se isso não der olha se a versão do aplicativo não esta expiradose tiver baixe a nova versão ou atualize ele

      Excluir
  69. galera me ajuda ai com a senha de reset do mox 367 ta bloquedo de tudo e não tem nem sos nomeros de chamadas de emergencia cinco pontos ai vlw mano.......

    ResponderExcluir
  70. Cara muito obrigado, eu ja estava desesperada pq eu nao conseguia acessar a internet

    ResponderExcluir
  71. ola sergio meu nome e jair o meu celular e uma copia do sansung galax e ele veio com o opera mini5.1 eu conseguir fazer a pre instalacao dele mas na hora de acessar o google pra navega ele mostrava uma mensagem nao foi possivel si conectar com a internet reveja a sua configuracao pos coloquei a vesao 6.5 na internet mas na hora que aparece estalando enche um pouquinho esta aparecendo a mensagem nao foi possivel se conectar com a internet reveja a sua configuracao por favor o que devo fazer obrigado

    ResponderExcluir
  72. boa noite sergio eu comprei primeiro um hiphone 5 que ele nao dava pra acessa o opera pelo wifi porque nao tinha essa fuçao de voce define o navegado para ser acessado a rede wifi so tem as opç de sim 1 e 2 mais wifi nao acabei vendendo e comprando um replica da samsung galaxy i9220 estalei o opera mini java ta acontecendo a mesma coisa na configuraçao java nao tem a funçao de definiçao com wifi so com os cartão sim tem algum pocibilidade para eu acessa o mini opera pelo wifi desse jeito

    ResponderExcluir
  73. Boa tarde Sérgio, parabéns pelas dicas bom.. comprei um xing ling K999(ztc), e não consigo acessar a net com a Tim nem com a OI, pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  74. essas dicas que vc deu serve para uma replica do iphone4s ?? é que nao consigo acessar a internete.ele nem veio com o app store. me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  75. Ola gente! Tem muitos aqui perguntando se as dicas que postei valem para outros tipo de celulares ching ling. Bom, eu realmente não sei, nunca testei em outros modelos e dos poucos que vi eram diferentes mesmo. Então cada caso é um caso. Hoje não tenho mais esse aparelho, porque os smartphones com Android baratearam tanto que não vejo a necessidade de um ching ling com todos esses "problemas", sendo que um original esta praticamente o mesmo valor. Obrigado pelas visitas. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  76. Oi, vi os seus posts, achei muito bom, mais não conseguir acessar a internet no meu Celular de jeito nenhum, o meu é um iPhone ching ling, voce pode me ajudar? Já tentei de todas as formas e não consegui, me ajude por favor. Agradeço des de já, Abraço;

    ResponderExcluir
  77. Cara me responde uma coisa. Meu celular(Hiphone 4g Ching Ling) reinia(apaga a luz e volta) toda vez q tento instalar um aplicativo java, como faço para ele instalar um aplicativo?
    (#Se possivel responda para o email.: djjonathansoares@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  78. Gente, só pra constar. Eu não tenho mais celular Ching Ling, o único que tive na vida foi este. Hoje uso um Android Galaxy Y. Aliás, como já disse antes, hoje em dia compensa comprar um smartphone original, pois os preços são compatíveis, talvez um pouco mais caro que o ching ling, mas pelo menos se livra da dor de cabeça. Infelizmente meu conhecimento de ching ling não vai mais além do que escrevi acima. Lamento não poder ajudar gente.

    ResponderExcluir
  79. como configurar o Samsung Galaxy mini 2 S6500 xing ling?
    ME AJUDA # POR FAVOR !! não estou conseguindo navegar na internet :S

    ResponderExcluir
  80. Olá Sergio, Meu Celular eu Não sei Se Tem Wi- fi " Mais Fica escrito Navegar na Internet ! eu Clico lá e Aparece : Navegação Falhou , Tem que ter Creditos Para navegar ?

    Eu Sei Que você Não tem Mais Xing- Ling " Mais Me Ajuda Sergio ? você já passou por isso ?

    ResponderExcluir
  81. Boa tarde Sergio,
    Tenho um aparelho Star I9220, quando executo ou atendo uma ligação a tela fica apagada, mas a ligação fica em andamento, quando acabo a ligação a tela volta normal, você pode me ajudar? Ja restaurei o sistema mas o problema continua....
    Muito obrigado
    Éder

    ResponderExcluir
  82. Olá, boa noite!
    Eu comprei um celular Ching Ling que veio com a logo da samsung. O modelo dele é 9220, e eu gostaria de saber como é que faço para atualizar a hora dele para que quando eu tirar a bateria eu não precise atualizar a HORA novamente.

    Favor, deem-me uma solução. Meu E-mail: luisroberto_drc@hotmail.com.br
    Grato.

    Luis Roberto

    ResponderExcluir
  83. comprei um chng ling mt6235 (imitação iphone 5). Quando entro na net conecta tudo em chines. vc sabe se tem alguma solução pra isso?

    ResponderExcluir
  84. O único ching ling que eu conhecia foi este do post. Depois deixei e agora temho um Galaxy. É difícil, pois cada modelo de ching ling tem uma configuração diferente, então precisa explorar mesmo. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  85. tenho um sansung 9220 made in china, e a função camera, video e tv não funciona, me disseram q tenho que reinstalar o programa dele mas não sei como? vc pode me ajudar?
    agradecido!
    kdu

    ResponderExcluir
  86. Kdu! Os ching lings não tem suporte como os outros originais, e já tentei, não dá pra reinstalar o programa, é tudo de fábrica. Sugiro que você volte lá e troque por outro aparelho, não se esqueça de testar na hora. Justamente por serem muito mais baratos, não tem o compromisso de funcionar 100%, por isso é bom testar antes de levar o aparelho. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  87. Oi tenho um telefone da vivo modelo i9300 wifi replica e gostaria de saber como configurar a internet nele se puder me responder agradeço!!!!

    ResponderExcluir
  88. Galera iphone ching ling replica do 4s so faz chamada de emergência uma vez que ja testei com todas as operadoras e o resultado e o mesmo, alguém conseguiu resolver esse problema???

    ResponderExcluir
  89. Gente! Sinceramente, os smartphones ficaram tão populares desde que escrevi este artigo. Na minha opinião, não é mais necessário comprar um ching ling, há smartphones bons e por quase o mesmo valor. Pesquisem um pouco mais. Eu mesmo já não tenho ching ling a anos. Então, muitas das perguntas aqui eu não sei responder, mas a dica está ai pra quem precisar.

    Valeu!!! :D

    ResponderExcluir
  90. bom dia, comprei uma replica do samsung s4, mas o wifi dele não consigo configurar, sempre aparece as mesmas conexoes: cu_72gi, jr_wifi, snor_t e ks_ouvn. e nao interessa o local, sempre aparece essas 4, teria como me ajudar ?

    ResponderExcluir
  91. Olá Sergio, sou a Carol!! Olha meu ching ling é beeeeeeem simples.. nem é touth.. ele é de botões(aqueles que parecem de pc) eu comprei faz um tempinho(pouco).. e ele não tem nada.. nem navegador da web.. nem wifi nem nada.. será que teria como eu baixar pelo pc um navegador para celular, e trasferir via blotooth pra ele?? (sobre marca não sei!!Ele tem só escrito mobile, e tbm Q9 na ponta de cima!) Obg desde já!! (Se for possível eu colocar navegador nele, me explique como, e me indique um site se possível, se vc conseguir algo pro tipo dele né hihi!) Abraços!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Carol! Infelizmente tudo o que eu sabia de ching ling é isso. Já troquei por um Galaxy. Então, colocar o navegador no celular, se é que neste seu tem como, é só pelo cabo USB, depois no celular vc vai no arquivo e executa. É simples, mas normalmente ching ling tem esses problemas mesmo. Hoje em dia tem muito smartphone original com preço bom. Espero que consiga instalar ai. Abs!

      Excluir
  92. ganhei um celular replica Samsung Galaxy S Ii Lite Preto
    estou acessando a internet e dá falha na chamada pq? e o android não reconhece os aplicativos que baixei pq?

    ResponderExcluir
  93. comprei uma replica do galaxy lll funciona tudo, só que quando baixo qualquer arquivo não abre, aparece formato invalido e não abre o arquivo

    ResponderExcluir
  94. MUITO BOM , TENH UM W007, NAVEGO,ESCUTO MUSICA,TV,CONSIGO ACESSAR FACE,OUTLOOK,E OUTROS PELO OPERA MINI, ESTOU TESTANDO WATSAP JAVA NELE, UNICO PONTO RUIM É PERSONALIZAÇÃO SERIA BOM SE TIVESSE UM GESTOR PRA ACESSAR AS PASTAS OCULTAS, OU COISA ASSIM, DESINSTALAR APPS DESNECESSARIOS, POR BACKGROUND,ETC VLW BOA POSTAGEM, ASSIM QUE TIVER NOVIDADES DESSE MODELO POSTAREI NO MEU BLOG

    ResponderExcluir

Gostou? Então deixe aqui o seu comentário.